• Danielle Laís

14 dicas incríveis para motoristas iniciantes

Atualizado: 10 de Out de 2019

Finalmente chegou sua CNH, mas você ainda está um pouco inseguro sobre o trânsito e precisa de algumas dicas para ficar mais confiante no volante? Vem com a gente no artigo de hoje e se liga nas nossas dicas!


Depois de um tempo praticando, dirigir se torna uma tarefa fácil e prática, mesmo que no início você possa pensar que é difícil controlar tudo ao mesmo tempo. Com o passar do tempo, realizar as ações no volante passa a ser algo natural, como andar de bicicleta.

1 – Fique calmo

Essa é a principal dica que você deve seguir para ser um bom motorista, manter a calma. Respirar fundo nas primeiras vezes no volante e prestar bastante atenção no trânsito ao redor é o melhor que você pode fazer para garantir um bom trajeto.

Dirija devagar, abaixo do limite de velocidade para aos poucos você ir sentindo o veículo e ir se acostumando como motorista. É importante lembrar de tudo que você aprendeu enquanto estava na aqui na Autoescola Universal!


2 – Fique confortável no volante

Ao entrar no carro, regule o volante e arrume a posição do banco para ficar o mais confortável possível enquanto estiver dirigindo. Isso é tão importante quanto utilizar o cinto de segurança pois evita que você precise se mover pelo incomodo da posição durante o caminho.


3 – Leia o manual do seu carro

Para garantir que você tenha conhecimento sobre todos os detalhes do veículo que você está dirigindo, vale a pena checar o manual do seu carro. Isso ajuda você a conduzir o veículo da melhor forma e evita que você se engane com as funções presentes no carro.


4 – Cheque os itens necessários antes de seguir viagem

Para sair com seu carro você precisa ter em mãos o documento do veículo e sua CNH. É importante também prestar atenção nas condições do veículo, nível de combustível, água, pneus etc. Desse modo, é possível evitar problemas pelo percurso.


5 – Muito treino antes de ir para as ruas

Se você ainda não tem segurança no volante e acredita que precisa de mais treinos para ficar a vontade, o correto é procurar por mais aulas práticas de direção. Assim, procure uma autoescola que oferte o serviço de aulas para habilitados e conquiste a confiança necessária para ir finalmente para o trânsito para valer.


6 – Preste atenção nos espelhos

Retrovisores e espelhos presentes no veículo devem ser checados. Preste atenção na posição que eles se encontram, observá-los é fundamental para identificar o que acontece na rua a sua volta, incluindo a distância que os outros veículos se encontram do seu carro.


7 – Saiba para onde você está indo

Se ainda não conhece o trajeto que vai percorrer, consulte em um GPS o melhor caminho que deve pegar para chegar ao seu destino. Se você conhecer o trajeto que está percorrendo, saberá como se portar e dirigir melhor nas condições apresentadas na rua.


8 – Manutenção sempre em dia

Cuidar da manutenção preventiva do veículo no dia a dia é fundamental para que seu carro não te deixe na mão de uma hora para outra. Motoristas novatos podem se esquecer da necessidade de cuidado com os veículos e da importância de ter a manutenção da carroceria em dia.

Cheque a calibragem dos pneus e faça a verificação de água e óleo pelo menos duas vezes ao mês, além de manter as revisões periódicas sempre em dia e evitar andar com pouco combustível no tanque.


9 – Ouça seu veículo

Prestar atenção nos sons que seu veículo faz durante a direção é uma grande ajuda para conduzi-lo da maneira certa. Os sons nos permitem identificar quando é necessário realizar a troca de marcha, no caso de veículos com câmbio manual. Isso ajuda a evitar gastos desnecessários de combustível e também possíveis desgastes no veículo em geral.


10 – Permaneça na faixa da direita

Conduza o veículo pela faixa da direita, já que a faixa da esquerda é a utilizada para realizar ultrapassagens. Pelo menos até você pegar o jeito, é indicado evitar ultrapassagens, mas depois de um tempo elas se tornam naturais.


11 – Pratique sempre a direção defensiva

A direção defensiva ainda não é realizada pela maioria dos motoristas, mas deveria! Essa prática é capaz de salvar várias vidas no trânsito, então vale a pena ficar atento a isso.

O hábito de se manter a uma certa distância do veículo também é recomendada e evita diversos acidentes.


12 – Estude sempre as leis de trânsito

Sempre tenha em mente as leis de trânsito para evitar cometer infrações ou se arriscar fazendo algo errado no volante.


13 – Não mexa no celular enquanto dirige

Para dirigir bem, sua atenção deve estar toda voltada ao trânsito a sua volta. Por isso, nem pense em pegar no celular enquanto estiver no volante.

A prática de utilizar o celular na direção é perigosa, considerada como uma infração gravíssima. Além de multas e pontos na carteira que você pode levar, vidas também estão em risco.


14 – Encare os congestionamentos

Para ter experiência no trânsito, só encarando e de fato experimentando. Depois de muito treinamento em lugares calmos, chegou a hora de encarar o desafio do trânsito agitado.

Fique calmo, é comum se sentir um pouco inseguro nessa hora, mas depois que tudo passar você perceberá que tudo é bem mais simples do que você pensava.


Ainda não fez sua habilitação? Venha até a Autoescola Universal e ganhe a liberdade que você sempre sonhou! E fique ligado nos nossos artigos, temos certeza de que seguindo nossas dicas você será um motorista incrível.

3 visualizações

CONTATO

(45) 3226-3008

(45) 9 9103-9980

cfcuniversal1997@gmail.com​

 

R. Pres. Juscelino Kubitscheck, 751

Bairro Coqueiral, Cascavel - PR

85807-440

Em frente ao terminal Oeste.

© AUTO ESCOLA UNIVERSAL - Todos os direitos reservados.

Cnpj: 02.262.621/0001-79

Desenvolvido por:

Ativo 7.png