• Danielle Laís

4 dicas incríveis para dirigir à noite com segurança

Dirigir é um desafio para muitos normalmente, mas à noite essa tarefa pode ser ainda mais desafiadora. Sem a presença do sol para iluminar naturalmente o trajeto, a dificuldade de enxergar buracos e carros em volta é maior, inclusive o risco de violência como assaltos e acidentes de trânsito em geral.

O período noturno oferece vários riscos aos motoristas e é pensando nisso que nós da Autoescola Universal vamos te dar algumas dicas incríveis para se manter seguro durante sua rota noturna.


1 – Afaste-se mais do carro da frente

Como no período noturno nossa visão é menos eficiente, o tempo para percepção do que está acontecendo ao redor acaba sendo menor.

Para garantir sua segurança é preciso aumentar a distância do seu veículo do carro da frente, para que tenha tempo de resposta no caso de manobras arriscadas.

Durante o dia, a distância correta para trafegar é a que permite que você veja os pneus do veículo à frente. Já à noite, dobre essa distância, tendo certeza de que além das rodas do veículo, você consiga visualizar parte da estrada.


2 – Atenção ao passar em semáforos

De noite temos pouquíssimo movimento na rua, algo bom, mas que ao mesmo tempo pode ser um risco para os motoristas.

O perigo da violência como assaltos e acidentes de trânsito é alto. Assim como os criminosos aproveitam a calmaria da rua para atacar, motoristas podem exagerar na bebida e na velocidade, colocando o trânsito em risco.

Mesmo de noite, tenha certeza de que está em segurança para parar no semáforo e seguir seu caminho.


3 – Diminua a velocidade

Como já citamos, a visibilidade de noite é muito menor, e em alguns locais a iluminação pública não dá conta e torna a direção ainda mais complicada.

Por esse motivo, quanto maior for sua velocidade, menos tempo de resposta você terá caso precise fazer manobras de emergência, como desvios ou freadas.

Nas estradas, utilize o farol alto para ter mais visibilidade, e lembre-se de baixá-lo quando cruzar com outro veículo, para não cegar o outro motorista.


4 – Deixe as luzes internas desligadas

A luz da parte de dentro do seu carro pode refletir nos vidros e atrapalhar ainda mais sua visão em relação a como está o trânsito fora do veículo.

No caso de precisar acender as luzes para procurar algo dentro do carro, estacione um pouco. Já no caso de estar na estrada, diminua a velocidade, até que as luzes se apaguem.


Temos certeza de que com nossas dicas você vai ser um ótimo motorista em qualquer período do dia!

Direção e CNH é com a Autoescola Universal, líder de aprovações em Cascavel!

6 visualizações

CONTATO

(45) 3226-3008

(45) 9 9103-9980

cfcuniversal1997@gmail.com​

 

R. Pres. Juscelino Kubitscheck, 751

Bairro Coqueiral, Cascavel - PR

85807-440

Em frente ao terminal Oeste.

© AUTO ESCOLA UNIVERSAL - Todos os direitos reservados.

Cnpj: 02.262.621/0001-79

Desenvolvido por:

Ativo 7.png