• Danielle Laís

9 dicas para dirigir bem na estrada

Sua CNH acabou de chegar e com certeza você quer pegar a estrada com seus amigos e fazer aquela viagem que estão planejando há tempos, não é? Mas a direção na estrada, diferentemente da direção na cidade exige alguns cuidados a mais para garantir a sua segurança e a de seus passageiros.

Se você ainda é um novato, acostume-se bem dirigindo pela cidade antes de finalmente botar o pé na estrada. Além da confiança que ganhará como motorista, você já se acostuma com as situações comuns de direção como se manter na faixa correta, manter a velocidade adequada e a distância correta dos veículos.

Pensando na sua segurança durante a primeira viagem, escolhemos as 9 melhores dicas para dirigir bem na estrada, vem com a gente!


1 – Cuidados básicos:

Estes devem permanecer os mesmos seja na cidade ou nas rodovias. O uso do cinto de segurança deve ser seguido por você, motorista, e por todos os seus passageiros. Siga também os limites de velocidade e respeite a sinalização para ter uma viagem tranquila.


2 – Dirija descansado:

Dirigir com sono, cansado e desconfortável nunca é uma boa ideia. Mesmo pensando que você é capaz de controlar seu corpo nesse tipo de situação, as condições podem afetar muito suas reações.

Para evitar qualquer tipo de imprevisto, dirija apenas quando estiver descansado.


3 – Revisão no veículo:

Para ter certeza de que está tudo certo com seu veículo, procure por uma mecânica de confiança e faça uma revisão por todo o automóvel antes de cair na estrada.

Isso garante que nenhuma parte do sistema dará problema durante o percurso e que seu carro não te deixará na mão.


4 – Distância adequada:

Manter-se a uma distância segura dos carros ao longo do percurso é essencial. Principalmente no caso de motoristas iniciantes, o tempo de resposta aos imprevistos é mais demorado, e se manter a uma distância correta dos veículos é fundamental para que você possa ter um bom tempo para assimilar as manobras dos motoristas ao redor e evitar acidentes.


5 – Leve um acompanhante:

Procure levar durante sua viagem alguém que já saiba dirigir e tenha um pouco mais de experiência do que você na estrada. O nervosismo durante o percurso é normal e com alguém experiente ao seu lado a tensão acaba sendo muito menor.

Levar um acompanhante também é importante pelo fato de que, caso você fique cansado ou indisposto durante o trajeto, seu acompanhante poderá continuar a viagem.


6 – Não faça manobras arriscadas:

Se arriscar em ultrapassagens nas estradas é algo muito mais perigoso e sério do que dentro das cidades, independentemente da experiência do motorista.

A não ser que a ultrapassagem seja extremamente necessária no momento, evite fazer manobras assim até se acostumar com a estrada e sentir segurança para ultrapassar.

Outro detalhe importante para garantir a segurança da manobra é fazê-la pela esquerda e nunca pela direita ou pelo acostamento.


7 – Fique atento aos sinais dos outros motoristas:

Se um farol estiver piscando no carro que está atrás de você significa que o motorista do carro traseiro deseja te ultrapassar, já se alguém estiver vindo no sentido oposto com o farol piscando significa que problemas estão acontecendo à frente.

Para pegar todos os sinais que os motoristas normalmente usam pergunte para alguém mais experiente na estrada, assim você não ficará nervoso caso alguém faça eles para você.


8 – Deixe todos os vidros fechados ou todos abertos:

Isso evita o deslocamento de ar dentro do veículo, que acontece caso você seja ultrapassado por um veículo grande e pesado. O ar entrará por uma janela, mas não conseguirá sair pela outra que está fechada, resultando na desestabilização da direção.


9 – Seguro automotivo:

Ter um celular carregado e com o número da sua seguradora é fundamental para ficar tranquilo durante toda a viagem. Caso algo aconteça ao longo do trajeto, é ótimo ter a certeza de que o problema será solucionado.

Já no caso de viagens pelos países do Mercosul, seu carro precisa de um seguro diferente. O Seguro Carta Verde é obrigatório para os carros brasileiros que circulam por países como a Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, e cobre os danos pessoais e materiais que você possa sofrer por terceiros durante a direção nos países vizinhos. Verifique se sua seguradora oferece essa modalidade de seguro.


Gostou das dicas de hoje?

Nós da Autoescola Universal esperamos que com as dicas de hoje você consiga mais confiança e segurança para pegar a estrada quando quiser!


14 visualizações

CONTATO

(45) 3226-3008

(45) 9 9103-9980

cfcuniversal1997@gmail.com​

 

R. Pres. Juscelino Kubitscheck, 751

Bairro Coqueiral, Cascavel - PR

85807-440

Em frente ao terminal Oeste.

© AUTO ESCOLA UNIVERSAL - Todos os direitos reservados.

Cnpj: 02.262.621/0001-79

Desenvolvido por:

Ativo 7.png