• Danielle Laís

CNH: Qual a categoria perfeita para você?

Nosso sistema de habilitação conta com 5 categorias diferentes de Carteira de Habilitação, e cada uma delas diz respeito a condução de um tipo diferente de veículo.

O significado dessa divisão entre as 5 categorias é que você, se tiver habilitado para transitar com motos por exemplo, não poderá dirigir um caminhão.

Quer conhecer mais sobre suas outras possibilidades? Vem com a gente! Te explicamos o que cada categoria tem a te oferecer!


Categoria “A”

Essa categoria dá a você a possibilidade de conduzir veículos motorizados de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral.

Ou seja, com a CNH “A” você pode andar com motos, motonetas e triciclos.


Categoria “B”

A categoria mais popular dentre as 5 existentes. Com a habilitação “B” você pode conduzir veículos automotores com até oito lugares, não excedendo o peso de 3.500 kg.

Exemplos de veículos que se encaixam nessa categoria são os carros de passeio. Mas lembre-se, essa habilitação não te dá a liberdade de andar com motos, apenas com carros.

Se sua vontade for de conduzir os dois tipos de veículos, faça as carteiras “A” e “B”.


Categoria “C”

Essa habilitação te possibilita conduzir veículos de transporte de carga, indo além dos 3.500 kg e com até 8 pessoas.

Deseja fazer essa CNH? Esteja atento a alguns detalhes!

A categoria “C” exige que você esteja habilitado há pelo menos um ano na categoria “B”. Com essa habilitação você pode pilotar tratores, máquinas agrícolas e dirigir caminhões por exemplo.


Categoria “D”

Quer ampliar ainda mais suas possibilidades e conduzir ônibus? A categoria para você é a “D”.

Com essa habilitação você pode dirigir veículos com mais de oito lugares que transportem passageiros. Para alcançar essa habilitação também existem alguns detalhes importantes que merecem ser citados.

O motorista precisa ter mais de 21 anos com a habilitação “C” há pelo menos um ano e a categoria “B” há pelo menos dois.


Categoria “E”

A última, mas não menos importante, categoria “E”!

Essa habilitação dá para você a possibilidade de conduzir veículos que utilizam duas unidades, a primeira se enquadrando dentro das categorias “B”, “C” ou “D”, e a segunda unidade acoplada contendo mais de 6.000 kg ou, indo além de oito lugares ou, se encaixar como um trailer.

Para fazer essa habilitação você precisa ser maior de 21 anos e ser habilitado na categoria “C” ou “D” há pelo menos um ano.


Para fazer as carteiras “A” e “B” você vai precisar passar por exames médicos e psicológicos, além das aulas e provas teóricas e práticas. Já as outras categorias não exigem isso.

A partir da categoria “C” você apenas precisa que suas carteiras anteriores não tenham nenhuma infração grave ou gravíssima, nem multas médias, durante pelo menos 12 meses, além dos cursos específicos para cada categoria.


Pensando em fazer sua CNH? Não perca mais tempo e venha com a Autoescola Universal, somos líderes em aprovações na cidade de Cascavel!

0 visualização

CONTATO

(45) 3226-3008

(45) 9 9103-9980

cfcuniversal1997@gmail.com​

 

R. Pres. Juscelino Kubitscheck, 751

Bairro Coqueiral, Cascavel - PR

85807-440

Em frente ao terminal Oeste.

© AUTO ESCOLA UNIVERSAL - Todos os direitos reservados.

Cnpj: 02.262.621/0001-79

Desenvolvido por:

Ativo 7.png