• Danielle Laís

O sonho de todo o motorista – Como encontrar a meia embreagem perfeita?

Todos os motoristas, principalmente os iniciantes, têm como um dos objetivos de direção conseguir alcançar a meia embreagem perfeita. Essa é uma habilidade necessária para todo o bom motorista, afinal, dominar essa prática deixa seu percurso muito mais fluido, porém, entender essa técnica pode parecer complexo de primeira.

No artigo de hoje vamos conversar sobre algumas maneiras de encontrar a posição adequada da embreagem.

Por que meia embreagem?

Seja em uma subida, reta ou baixada, é preciso usar a embreagem para que o veículo não apague no meio da estrada.

Por esse motivo, dominar a técnica da meia embreagem é essencial e muito importante para você, motorista ou futuro motorista. A técnica evita que você passe por constrangimentos e te ajuda a ganhar mais confiança ainda na direção, se sentindo seguro para realizar as manobras.

Você é um novo motorista e ainda não tem o controle perfeito sobre a embreagem? Fique calmo! Com o passar do tempo você começa a perceber que isso é natural.

Porém, antes de conseguir encontrá-la, você precisa treinar!

Alguns fundamentos básicos devem ser dominados, juntamente do conhecimento sobre a legislação de trânsito e seus direitos e deveres enquanto motorista.


Dirigir com o pé na embreagem pode estragar o veículo

Controlar a embreagem é importante também para você não ter prejuízos financeiros.

Ao contrário do que muitos imaginam, dirigir com o pé na embreagem pode trazer danos ao seu veículo. Motoristas que fazem isso podem superaquecer o sistema de embreagem e fazer com que ela quebre.

Um sinal de problemas com a embreagem é a dificuldade no engate das marchas, tanto pelo pedal estar pesado quanto pelo próprio câmbio. Caso isso estiver acontecendo, leve o carro para uma revisão.

Enfim, se o problema estiver no sistema de embreagem, é necessário realizar uma troca de todos os equipamentos do sistema.


Como controlar a embreagem corretamente?

Se você não quer ter problemas e ainda garantir que o sistema de embreagem está funcionando corretamente, é necessário aprender a chegar na meia embreagem certa. Para conseguir isso, aja corretamente em cada situação:


· Enquanto o carro estiver parado

É fácil encontrar situações assim no trânsito do dia a dia. Em casos onde o movimento de carros não está fluindo, pisar fundo na embreagem e manter o pé assim durante o funcionamento do veículo parado não vai superaquecer nenhum componente do sistema.

Mas, se você perceber que vai permanecer parado durante um tempo, pode colocar o veículo em ponto morto, puxar o freio de mão e remover o pé da embreagem.


· Para segurar o carro e sair de uma ladeira

Existem duas maneiras de segurar o carro ou sair de uma subida – utilizando o freio de mão ou usando os pedais no controle da embreagem.

o Apenas com os pedais – Se estiver parado em uma subida, seus pés já devem estar no freio e na embreagem.

Para sair, use a primeira marcha e solte a embreagem lentamente até sentir que o veículo está trepidando. Quando isso acontecer, não solte mais a embreagem e mantenha o pé parado.

Em sequência, solte lentamente o freio e veja se o carro continua parado. Se descer, pise novamente no freio e solte mais um pouco da embreagem. Quando ele ficar parado, acelere aos poucos para o motor conseguir força e solte devagar a embreagem para sair suavemente.

o Com ajuda do freio de mão – Recurso muito utilizado para sair de ladeiras, principalmente por novos motoristas.

Nesta situação, entendemos que você está com o veículo parado em um morro, com o pé no freio, a marcha neutra e o freio de mão puxado.

Para sair colocar o carro em movimento, apenas baixe o freio de mão na hora da saída, ao mesmo tempo que tira o pé da embreagem e acelera o veículo.


Para terminarmos nossas dicas, independentemente do método que você escolher, seja prudente e faça o processo devagar.

Mesmo que você já seja um motorista experiente, é preciso também continuar informado sobre a legislação de trânsito e saber dicas que garantam sua segurança.

0 visualização

CONTATO

(45) 3226-3008

(45) 9 9103-9980

cfcuniversal1997@gmail.com​

 

R. Pres. Juscelino Kubitscheck, 751

Bairro Coqueiral, Cascavel - PR

85807-440

Em frente ao terminal Oeste.

© AUTO ESCOLA UNIVERSAL - Todos os direitos reservados.

Cnpj: 02.262.621/0001-79

Desenvolvido por:

Ativo 7.png