• Danielle Laís

Supere o medo de direção com as nossas dicas!

Diversas pessoas convivem com o medo de dirigir diariamente, e ele pode acontecer em diversos níveis. Pode aparecer apenas como uma pequena insegurança ao volante, até evoluir e se tornar uma fobia que impossibilita completamente o motorista de se aproximar do carro. No Brasil, as mulheres correspondem à aproximadamente 80% do total de indivíduos com o receio da direção.

Sofre com o medo de direção ou conhece alguém com esse problema? Vem com a gente no artigo de hoje que vamos passar algumas dicas para superar de vez o medo de dirigir!


1 – Descubra se você sabe mesmo dirigir.

Às vezes, o medo pode surgir pela falta de confiança e conhecimento de direção.

Mesmo após passar pela autoescola e ser aprovado no exame prático, muitos motoristas ainda não tem o conhecimento necessário para sair nas ruas, o que resulta na ansiedade de fazer algo errado.

Se esse for o problema, procure por um curso de reciclagem em uma boa autoescola e garanta que dessa vez tudo será aprendido da maneira correta.


2 – Conheça o seu carro.

Entre, sente no banco do motorista e conheça o ambiente do seu carro.

Ligue o carro e mantenha a calma, nessa parte você pode começar a fazer pequenas movimentações mesmo dentro da garagem, indo para trás e para frente com o veículo.


3 – Não pense no medo.

Pensar demais é o principal problema da ansiedade de direção. Mesmo sendo extremamente complicado lidar com os diversos pensamentos acelerados que geram o medo, tente se acalmar e respirar fundo para colocar os pensamentos em ordem novamente.


4 – Dirija para você, não prove nada para ninguém.

A preocupação de muitas pessoas com a fobia é de serem julgadas pelos outros motoristas na rua ou até mesmo por algum passageiro dentro do próprio carro.

Não se esqueça de que você não precisa provar nada para ninguém. Você está dirigindo para você, siga seu próprio ritmo de aprendizado prático.


5 – Tenha o veículo sob controle.

Apenas com confiança você pode conquistar o controle do carro. Aos poucos vá fazendo pequenos percursos para dominar a direção do veículo completamente.


6 – Peça para alguém de confiança te acompanhar nos trajetos.

Convide alguém que confie para andar na carona do seu carro. Seja um parente, amigo ou parceiro, ter apoio é muito importante para vencer o medo e conseguir fazer os percursos a sós no dia a dia.


7 – Faça uma lista de percursos.

Estabeleça os lugares que você precisa conseguir ir no seu dia a dia com o carro. Seu trabalho, o supermercado e outros trajetos principais que você precisa fazer diariamente devem estar presentes nela.

Além de estabelecer os lugares, estabeleça prazos para conseguir chegar até eles e aos poucos, vá aumentando o percurso.


8 – Em últimos casos, procure ajuda profissional.

Em algumas situações, o medo não pode ser solucionado sem auxílio psicológico pois está relacionado a algo ainda mais profundo.

Procure por um psicólogo especializado em direção e una suas consultas com aulas práticas na autoescola, para aos poucos, vencer seu medo.


O medo pode estar relacionado a diversos outros problemas na vida do motorista, como traumas ou questões emocionais, mas esperamos que com estas dicas você consiga aos poucos superar os obstáculos e conquistar sua confiança e independência para ir onde quiser!

20 visualizações

CONTATO

(45) 3226-3008

(45) 9 9103-9980

cfcuniversal1997@gmail.com​

 

R. Pres. Juscelino Kubitscheck, 751

Bairro Coqueiral, Cascavel - PR

85807-440

Em frente ao terminal Oeste.

© AUTO ESCOLA UNIVERSAL - Todos os direitos reservados.

Cnpj: 02.262.621/0001-79

Desenvolvido por:

Ativo 7.png