• Danielle Laís

Você sabe a diferença entre preferência e prioridade no trânsito?

Estes são dois termos que podem ser facilmente confundidos pelos motoristas, mas têm uma distinção bem clara feita pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Então, qual é essa diferença entre os dois conceitos e como isso pode ser bem aplicado no trânsito?

Já no começo vamos esclarecer que o artigo de hoje falaremos sobre os conceitos especificamente, e não de outros detalhes deles dentro do CTB. Vem com a gente!


PREFERÊNCIA

De acordo com o Art. 29 do código de trânsito, os veículos têm preferência de passagem quando estão transitando por fluxos que se cruzam e se aproximam de um local não sinalizado, no caso de:

· Apenas um fluxo proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela;

· Em rotatórias, o que estiver circulando por ela;

· Nos demais casos, o que vier pela direita do motorista.

Ainda no mesmo artigo, nós encontramos preferência para os veículos que se deslocam sobre trilhos,

No artigo 29, encontramos a preferência aplicada aos veículos que se deslocam sobre trilhos. Este tipo de veículo tem preferência sobre os demais, de acordo com o respeito as normas de circulação.

E no artigo 36, é possível observar a preferência aplicada aos veículos que saindo de uma área lindeira pretendem entrar na via.


Art. 36. O condutor que for ingressar numa via, procedente de um lote lindeiro a essa via, deverá dar preferência aos veículos e pedestres que por ela estejam transitando.


PRIORIDADE

No artigo 29 consta que veículos que têm prioridade de passagem são os destinados para o socorro de incêndio e salvamento, veículos da polícia, da fiscalização e operação de trânsito e ambulâncias.

A prioridade dá liberdade de livre circulação, estacionamento e parada.


Resumindo, a preferência é dada para veículos que correm risco de colisão, pois a sinalização de trânsito não é o suficiente para determinar qual deve avançar e qual deve aguardar.


Já a prioridade serve para os veículos que prestam serviços de urgência, e necessitam dessas liberdades por motivos maiores, de ter passagem prioritária sobre outros veículos, independentemente das regras.

Na prática, isso significa que os veículos que têm prioridade passam primeiro em relação aos que não estão em serviço de urgência.


Porém, não podemos misturar as ideias. Tecnicamente, é errado falar que um veículo que está prestando serviços de urgência, mesmo que adequadamente sinalizado com dispositivos luminosos e sonoros, tem preferência sobre os demais.


Com essa explicação fica fácil de entender, não?

Dicas assim nos ajudam a compreender melhor como o nosso trânsito funciona para sermos condutores melhores e poder ajudar os outros durante suas jornadas.

3 visualizações

CONTATO

(45) 3226-3008

(45) 9 9103-9980

cfcuniversal1997@gmail.com​

 

R. Pres. Juscelino Kubitscheck, 751

Bairro Coqueiral, Cascavel - PR

85807-440

Em frente ao terminal Oeste.

© AUTO ESCOLA UNIVERSAL - Todos os direitos reservados.

Cnpj: 02.262.621/0001-79

Desenvolvido por:

Ativo 7.png